17 de novembro de 2014

3 alimentos para obter o cálcio sem beber leite

COMPARTILHAR

O cálcio é importante para o nosso corpo, e recomenda-se que pessoas em idades entre 19 e 50 anos precisam de 1000mg de cálcio diariamente. Um copo de leite contém cerca de 300mg de cálcio, mas o nosso organismo não absorve toda a quantidade necessária.

Uma opção para quem não pode ou não consome leite, mas precisa obter uma alta quantidade de cálcio é optar por alguns alimentos que não apenas ajudam a manter a saúde dos ossos e dentes, como também auxiliam no coágulo do sangue, além de melhorar a função muscular.


Vegetarianos e veganos, pessoas com intolerância a lactose ou alergia ao leite passaram a consumir 3 alimentos:


Espinafre




O espinafre é uma ótima fonte de cálcio, contendo 244,8 mg por xícara. Normalmente consumimos mais do que um copo, e 1 copo representa 24,5% de sua ingestão diária de valor. Além disso, o manganês encontrado no espinafre suporta o crescimento e desenvolvimento de estrutura óssea e membranas, representando 84% da ingestão diária necessária do manganês.



Couve-manteiga




Em apenas duas xícaras de couve obtêm-se 452,2 mg de cálcio, cerca de 920% da ingestão diária necessária. Além disso, a couve contem vitamina B6 e ácido fólico, reduzindo os níveis de homocisteína – responsável pelos danos à estrutura óssea.



Gergelim




Em apenas 1/4 de xícara de sementes de gergelim há 351 mg de cálcio, superando o copo de leite. É fácil de consumir 1/4 de xícara de gergelim polvilhando na salada ou consumir o tahine (pasta de semente de gergelim) em pães, torradas.