14 de outubro de 2014

, ,

Os melhores alimentos anti-envelhecimento

COMPARTILHAR

De tempos em tempos, procuramos alternativas para retardar o envelhecimento. Os cientistas ainda não descobriram uma fórmula mágica para retardar os efeitos negativos do envelhecimento do nosso corpo, porém há alimentos que ajudam a contornar os problemas de saúde que o envelhecimento acarreta.

O envelhecimento é inevitável, mas há meios de se envelhecer com qualidade de vida, principalmente para o nosso corpo. Não basta ter uma alimentação saudável, como também um estilo de vida saudável, praticando exercícios, priorizando o bem estar. 

Vejam alguns alimentos que ajudam a diminuir os sinais de envelhecimento:


Abacate



Abacates são uma ótima fonte de vitamina E e potássio, além de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes. Os minerais e vitaminas encontrados no abacate reduzem o colesterol, melhoram a saúde da pele e mantêm a pressão arterial estável. 

Os abacates também são ricos em folatos (ácido fólico ou vitamina B), que previnem riscos de ataque cardíaco e osteoporose.



Alho



O alho é rico em sulfeto de hidrogênio, que é um antioxidante e auxilia na manutenção das artérias e da pressão arterial, e estudos mostraram que é eficiente no combate ao câncer. 

O nosso corpo produz o sulfeto de hidrogênio, mas consumindo o alho é possível aumentar a produção desse composto benéfico.



Grãos integrais



O consumo de grãos integrais é ótimo para o sistema digestório devido à quantidade de fibras, que também ajudam a expelir substâncias indesejáveis, como o mau colesterol e gorduras. As fibras também ajudam a controlar o apetite, além de manter os níveis de açúcar no organismo baixo. 

Para se obter o máximo de benefícios desses grãos, eles não podem ser refinados, pois há perda de nutrientes e fibras no processo de refinamento. 


Nozes



Nozes são conhecidas pela grande quantidade de proteínas que fornecem, além de uma ótima quantidade de gorduras insaturadas e ômega-3, que é benéfico para a saúde do coração. 



Vegetais



Os vegetais combatem os radicais livres devido à quantidade de antioxidantes em sua composição. Os melhores vegetais para se encontrar antioxidantes são os verdes e folhosos, como a couve e espinafre. 

Dois antioxidantes encontrados são importantes: luteína e zeaxantina, que apresentam proteção contra os efeitos negativos da exposição à luz UV. 



Feijões



Devido a tantos benefícios para a saúde, os feijões são considerados "super comida" pois fornecem a quantidade exata de vitaminas e minerais essenciais. 


Chocolate amargo



Um dos sinais mais visíveis de envelhecimento aparece em nossa pele. A exposição aos raios UV aceleram o processo de envelhecimento. Consumir chocolate amargo ajuda a retardar os efeitos nocivos dos raios UV, pois os grãos de cacau possuem uma grande quantidade de antioxidantes, principalmente flavonóides, que ajudam a reduzir a inflamação na pele. 

O chocolate amargo também ajuda a pele a reter umidade, retardando o aparecimento de rugas. 


Frutas vermelhas (berries)



As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que são substâncias que protegem o organismo contra radicais livres. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, e são responsáveis pelo aparecimento de algumas doenças, como o Alzheimer, câncer e doenças cardíacas.