28 de agosto de 2014

, ,

Natto: a forma mais correta de consumir a soja fermentada

COMPARTILHAR

O Natto (lê-se 'natô') são os grãos de soja fermentadas, nutritiva e de fácil digestão. Possui baixas calorias, além de proporcionar bactérias benéficas ao trato digestivo. É a forma mais correta de consumir a soja: em sua forma fermentada.

No processo de fermentação utiliza-se a bactéria Bacillus subtilis natto, elevando a quantidade de bactérias probióticas (bactérias essenciais à boa saúde do trato digestivo), além de aumentar a disponibilidade de isoflavonas no organismo.

O Natto também é responsável por produzir a enzima nattokinase que dissolve coágulos sanguíneos, sendo benéfico para o sistema circulatório.

Para que a enzima apresente seus benefícios, é necessário que o Natto seja consumido frio pois, em altas temperaturas a enzima pode desnaturar, deixando de trazer todos os benefícios ao organismo.

Além da enzima nattokinase, a vitamina K2 também está presente em abundância, e é responsável por melhorar a absorção do cálcio, podendo previnir a osteoporose. O Natto também é rico em colina, uma vitamina que estimula a memória.

Outra característica marcante do Natto, é o sabor e o odor bastante fortes. Para consumir o Natto com arroz japonês (gohan), é comum temperar com molho de soja (shoyu) e cebolinha picada.

(FONTE: natto.com.br)

Depois de ler todos esses benefícios para nosso organismo, quem não fica apaixonado pelo Natto?