13 de novembro de 2013

, , , , , , , , ,

7 benefícios do óleo de gergelim que você deve saber

COMPARTILHAR

O óleo de gergelim, feito a partir das sementes de gergelim (ou sésamo), é muito utilizado na culinária como realçador de sabor no Índico, cozinha chinesa e coreana.


Conheça 7 benefícios do óleo de gergelim para sua saúde:


1. Propriedade antibacteriana


O óleo de gergelim elimina bactérias que possuem crescimento anormal em nosso organismo, mantendo apenas as bactérias específicas e que são benéficas ao bom funcionamento do nosso corpo.


2. Rico em antioxidantes


Por ser rico em antioxidantes, o óleo de gergelim neutraliza os radicais livres que podem, eventualmente, levar a doenças como o câncer.


3. Ajuda a saúde de pessoas predispostas a hipertensão


A sesamina (composto encontrado no óleo do gergelim) ajuda a reduzir a pressão arterial.


4. Emagrece


Além de reduzir a pressão arterial, a sesamina melhora a capacidade do corpo de queimar gordura pelo aumento da produção de acetona, produzindo uma quantidade maior de aminoácidos mantidas pelo corpo. Dessa forma, a sesamina ajuda o organismo em poupar a queima muscular como fonte de energia, forçando a queima de gordura corporal. A queima muscular ocorre, geralmente, em pessoas que fazem dieta, o que gera um déficit calórico.


5. Rico em ômega 6 e ômega 3


O ômega 6 e ômega 3 encontrados no óleo de gergelim servem como fonte constante de energia para o corpo, além de melhorar a saciedade durante as refeições. Também são responsáveis por aumentar a termogênese, que aumentam a taxa de queima de gordura por acelerar o metabolismo.


6. Tratamento para cabelos


O óleo de gergelim claro (há também o torrado - mais utilizado na culinária por apresentar um aroma característico) é utilizado em tratamento para crescimento dos cabelos, é altamente nutritivo, curativo e lubrificante, fortalecendo desde a raiz às pontas. Além disso, ajuda a manter o cabelo escuro, retardando o aparecimento de cabelos brancos, e reduz pontas duplas.


7. Estende a juventude


Combate o reumatismo, fortalece o sistema nervoso, reduz o colesterol e promove o pensamento e edificante memória na depressão.