11 de outubro de 2013

, , ,

Sais gourmet: sal azul, sal negro e sal vermelho

COMPARTILHAR


Dentre alguns dos produtos gourmet disponíveis na Loja Ohashi, há 3 principais: o Sal Azul da Pérsia, o Sal Negro do Havaí e o Sal Vermelho do Havaí.


São especiarias gourmet pois têm origens diversas, sabores únicos e que dão um toque diferente às receitas que já estamos acostumados a fazer. Antes era usado apenas por grandes chefes, mas hoje é possível encontrá-los na Loja Ohashi!


Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

SAL AZUL DA PÉRSIA


O Sal Azul é extraído das minas ao norte da província de Semman, Irã (antiga Pérsia). A coloração azul se dá pelos minerais presentes em seus cristais, já o sabor é forte  e levemente picante no inícios, e aos poucos suaviza. É utilizado em todos os tipos de alimentos, e também como decoração.

SAL NEGRO DO HAVAÍ (Black Lava Salt)


O Sal Negro possui a coloração escura devido a presença de carvão vulcânico purificado em sua composição. O sal evapora acima do solo, em piscinas que se formam sobre os fluxos de lavas. O carvão vulcânico purificado intensifica a cor, e possui efeitos desintoxicantes. O sabor é ligeiramente defumado, pouco salgado, e é muito utilizado para apresentação de pratos. É normalmente usado com frutos do mar e ceviche.

SAL VERMELHO DO HAVAÍ (Alea Sea Salt)


O Sal Vermelho é a mistura do sal com red alaea, um medicamento antigo composto por argila vulcânica que se junta aos cristais de sal durante a evaporação, e traz diversos benefícios para a saúde. A coloração vermelha se dá pelo óxido de ferro, conferindo um leve sabor de avelã torrada. Tem um sabor levemente adocicado também, e é adequado para carnes vermelhas. 


Outras opções no Ohashi



A marca KOOK também traz diversas opções diferentes, além de contar com embalagens refil ou com moedor.