30 de outubro de 2013

, , , ,

Palmito Pupunha: benefícios ecológicos e nutricionais

COMPARTILHAR


O palmito é a parte interna do caule de palmeiras, a medula do cone vegetativo na ponta da palmeira, e que forma o início das vinte folhas, podendo atingir uma altura de até 20 metros. 

A extração do Palmito Juçara (Euterpe edulis) é uma prática ilegal, pois ameaça a biodiversidade de áreas da floresta Mata Atlântica. Os frutos do palmito correspondem a 80% da biomassa de frutos em todo bioma, alimentando cerca de 60 espécies de aves e mamíferos que habitam essas áreas e que consomem os lipídeos dos frutos para ter energia para reproduzir. O Palmito Juçara não rebrota após o corte, significando a morte de uma palmeira de aproximadamente 10 metros, sendo utilizados apenas 30 centímetros para o consumo. O Palmito Juçara leva, em média, 10 anos para atingir a estatura ideal.

O Palmito Juçara é comercializado ilegalmente e fora dos padrões de higiene, sendo colocados em vidros dentro da própria mata pelos próprios palmiteiros, e em águas de péssima qualidade. Todos esses fatores acarretam em doenças como o botulismo e infecção por bactérias. Após serem transportados até a fábrica, trocam a água, colam selos falsificados, e vendem para os diversos comércios. 

Juçara (Euterpe edulis)
Uma alternativa muito utilizada, é o consumo do Palmito de Pupunha. A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) é nativa da América Latina, e é mais doce e mais amarelado do que o Palmito Juçara ou Açaí, porém, igualmente macio. As vantagens são que a pupunheira rebrota, auxiliando no corte continuado para produção de palmito, e também, a pupunheira pode ser cultivada a pleno sol. Além disso, o tempo de colheita do palmito é mais curto, sendo de 18 a 24 meses após o plantio. 

Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth)

O Palmito de Pupunha é mais consistente, o que permite fazer receitas de pratos quentes, pois não se desmancha com o cozimento. Geralmente, é assado e acompanha os grelhados, além de funcionar como ótimo substituto para a batata. A cor amarelada indica alta concentração de carotenóides (substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas a prevenção de doenças degenerativas) que são essenciais a síntese de vitamina A. Outros benefícios da pupunha, são a manutenção da saúde da visão, fortelecimento do sistema autoimune e desenvolvimento ósseo. 

O Palmito de Pupunha é composto por alto teor de água, baixa concentração de lipídeos e carboidratos. Também é fonte de fibra alimentar, proteína e minerais como o ferro, zinco, cobre, manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio.